Publicações e Eventos
Informativos
03/06/2019

SP – ICMS ST - Entradas Interestaduais – Escrituração

A Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo publicou em 31.05.2019 a Decisão Normativa CAT nº 02/2019 com intuito de esclarecer a escrituração do ICMS antecipado, nos termos da disciplina de recolhimento estabelecida pelo artigo 426-A em conjunto com a escrituração estabelecida pelo artigo 277, ambos do RICMS/SP.
 
A decisão esclarece os valores que devem ser lançados na escrita fiscal do estabelecimento de forma a segregar o valor devido pela operação própria do contribuinte do valor antecipado pelas operações subsequentes.
 
Com auxílio de exemplo numérico para contribuintes varejistas e atacadistas, restou claro que para estes últimos, do valor total antecipado, deverá ser considerado como ICMS próprio o montante calculado pela multiplicação da diferença entre as alíquotas interna e interestadual pelo valor constante na nota fiscal de aquisição da mercadoria, enquanto o valor restante deverá ser considerado como antecipação pelas operações futuras.
 
Para os varejistas, no entanto, como não ocorrerão operações subsequentes para antecipar o tributo devido, todo o valor recolhido deverá ser considerado como valor relativo à operação própria.
 
A decisão ilustra, ainda, os campos a serem preenchidos nos Livros de Entradas de Mercadorias e Registro de Apuração do ICMS para cada parcela do ICMS antecipado, segundo a classificação mencionada.
 
Permanecemos à disposição para os esclarecimentos adicionais que se fizerem necessários.

Atenciosamente, 

Pedro Guilherme Accorsi Lunardelli

Alexander Silverio Cainzos

Para obter edições anteriores envie sua solicitação para adv@advocacialunardelli.com.br ou acesse nossa área de contato
clique aqui