Município de São Paulo torna facultativo o CPOM

2 de dezembro de 2021

Em 27 de novembro de 2021, foi publicada a Lei n° 17.719, que, dentre outras alterações relevantes, tornou facultativo o cadastro na Secretaria Municipal da Fazenda, de prestadores de serviços localizados fora do Município de São Paulo – chamado CPOM.

A alteração trazida pela nova Lei também revogou os parágrafos que transferiam a obrigação do pagamento do ISS ao tomador dos serviços, por meio de retenção.

Essa alteração estava sendo aguardada pelos contribuintes desde que finalizado o julgamento do RE 1.167.509/SP pelo STF (Tema 1.020 de Repercussão Geral), pelo qual se fixou a tese no sentido de que: “é incompatível com a Constituição Federal disposição normativa a prever a obrigatoriedade de cadastro, em órgão da Administração municipal, de prestador de serviços não estabelecido no território do Município e imposição ao tomador da retenção do Imposto Sobre Serviços – ISS quando descumprida a obrigação acessória.”

Considerando-se a inconstitucionalidade já declarada pelo STF, a expectativa era de que o Município de São Paulo tivesse posto fim ao r. cadastro ao invés de torná-lo facultativo. O que ainda poderá dar ensejo a discussões judiciais, principalmente em razão da inclusão de multas acentuadas ao tomador de serviços, na hipótese de irregularidade do prestador.

A Advocacia Lunardelli se coloca à disposição para quaisquer esclarecimentos e auxílio com relação ao tema em questão.

Atenciosamente,

Parvati Teles Gonzalez

Coordenadora do Contencioso Judicial

Bruno Paranhos Fleury

 Estagiário

Publicações
Relacionadas

Assine nossa
Newsletter

    Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma boa experiência de navegação e analisar o tráfego do site, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.