NÃO TRIBUTAÇÃO PELO PIS/COFINS DE CRÉDITOS PRESUMIDOS DE ICMS – RE 835.818 – RETIRADA DO JULGAMENTO VIRTUAL NO STF

9 de abril de 2021

Conforme havíamos informado, o STF estava procedendo ao julgamento do RE 835.818, a propósito da tributação ou não pelo PIS/COFINS de créditos presumidos de ICMS.

Após todos os Ministros terem apresentado seus votos e ter sido firmada a maioria no sentido da inconstitucionalidade dessa tributação, o Min. Gilmar Mendes surpreendentemente requereu a retirada do caso da sistemática de julgamento virtual.  Com efeito, após pedido de vistas do Min. Dias Toffoli e a apresentação de seu voto, o resultado estava em 6 votos pela inconstitucionalidade da tributação e 5 votos pela constitucionalidade.

Todavia, o Min. Gilmar Mendes, que havia votado no sentido favorável à União Federal, pela constitucionalidade da tributação, requereu a retirada do julgamento virtual, algo teoricamente possível, mas inusual, após todos os Ministros votarem.  O efeito dessa medida é a necessidade de julgamento presencial (atualmente realizado à distância), sem data para acontecer e que será reiniciado, ou seja, como se nenhum voto tivesse sido proferido, viabilizando inclusive eventual alteração de posicionamento por algum Ministro.

Publicações
Relacionadas

Assine nossa
Newsletter

    Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma boa experiência de navegação e analisar o tráfego do site, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.