SEFAZ/SP – Denúncia espontânea para regularizar NFe

8 de março de 2024

Em 23/02/2024, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo publicou a RC nº 29063/2023, na qual exarou o entendimento acerca da aplicabilidade do instituto da denúncia espontânea para regularização de NF-e. No caso concreto, a empresa emitiu documentação fiscal para transferir suas mercadorias para uma das suas filiais, contudo, durante o trajeto, decidiu alterar o destino dos produtos. Considerando as regras de emissão e correção de documentos fiscais, tal ajuste seria impossível de ser realizado via carta de correção eletrônica.

Assim, foi firmado o entendimento de que eventuais erros considerados insanáveis pelo artigo 19, § 1º, da Portaria CAT 162/2008 podem ser regularizados por intermédio de denúncia espontânea.

Vale mencionar que o entendimento exposto por essa consulta não é novidade visto que, desde a Decisão Normativa CAT nº 05/2019, a Secretaria já havia se pronunciado pela possibilidade de cancelamento de documentos fiscais fora do prazo regulamentar por meio de denúncia espontânea. A novidade é o seu uso para sanar irregularidades em razão da inexistência de procedimento específico.

Essa é uma importante sinalização por parte da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo uma vez que amplia a aplicabilidade da denúncia espontânea para a regularização de obrigações acessórias.

A Advocacia Lunardelli está à disposição para quaisquer esclarecimentos que se façam necessários.

Atenciosamente,

Bárbara Paes Moura Santos

Assistente Jurídico

Publicações
Relacionadas

Assine nossa
Newsletter

    Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma boa experiência de navegação e analisar o tráfego do site, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.